Ninguém sabe quem realmente inventou o navio, mas podemos afirmar que ao longo dos séculos e o desenvolvimento de tecnologias, os navios pouco-a-pouco tomavam formas para os mais diversos usos.
E ai, ta interessado pra descobrir a sua linha do tempo? Vamos lá!
• A era Primitiva:
Na era primitiva, quando os homens da PREDA reinavam na terra, utilizava-se uma simples tora A LA KID BENGALA, a mesma era cortada de forma de um casulo ( mas apenas com a parte inferior ).
Jangada Primitiva |
• Século XVI a.c. - Egito:
Eram os primeiros navios feitos com tabuas trabalhadas de madeira. A vela poderia ser formada de pele ou tecido, era de uso util para o mercantilismo ou para transportes básicos.
Navio Egípcio |
• Século VI a.c. - Grécia e roma, os birremes e trirremes :
O top da época era o bierreme ou trirreme. Possuindo duas ou três fileiras ( dai o nome ) de remos. o birreme bastante utilizado entre os gregos e romanos principalmente para o transporte de tropas.
Birreme |
• Século XI - Vikings, os drakkar :
Chamadas de embarcações drakkar, ou em português traduzido " DRAGÃO", esta embarcação possuía uma enorme vela quadrada, esta no qual geralmente acompanhava um dragão, assim como sua proa ( bico :3 ). Ela era rapidona ( possuia cerca de 36 pares de remos ) e podia passar por aguas rasas facilmente.
Navio Drakkar |
• Século XIV - Alemanha, os navios Hanseáticos :
Foi um navio bastante utilizado na aliança entre sociedades mercantis na Alemanha ( denominada de " A Liga Hanseática " ). Era utilizado para o transporte de peixe seco, trigo, madeira, ferro , cobre, sal, lã e peles. Era considerado um navio simples, porém rápido, que propiciava um transporte mais veloz aos comerciantes
Nem queira saber onde eu achei essa foto e.e |
• Século XV - Europa, as carracas :
De princípio era um navio de intuito ( dicio: Intenção ) mercantil, de alta resistência que variando, poderia facilmente aguentar 2000 toneladas. Sua plataforma com capacidade para a utilização de artilharia poderia possuir até 100 canhoes, no qual também foram utilizados para as guerras locais.
Carraca da Renascença |
• Século XVI - Europa, as Caravelas Redondas :
Ela era especial: Poderia se deslocar facilmente numa situação embaraçosa. Estando em conflito, poderia ir rapidamente contra o vento para fugir daquela situação. Foi usada exclusivamente para as batalhas europeias .
Século XVI - Veneza, As galeras venezianas:
Após o seu surgimento, no qual foi marcado pela artilharia forte de 5 canhões ( ao contrário dos demais ) começou-se a utilizar os canhões como as principais armas em navios.
Século XVI - Inglaterra, os galeões:
Eram considerados os castelos sobre o mar.
Eram frequentemente utilizados para transportes
Século XIX - América do norte, os clipers
Mais do que nunca, os barcos estavam mais e mais velozes. Suas configurações ( mesmo mantendo alguns padrões) foram remodeladas. Inserindo por exemplo a propulsão mecânica, que deixava o barco mas rápido.
1838 - américa do norte, sirius
O primeiro barco a vapor que conseguiu atravessar o atlântico. O mesmo abriu novos horizontes para o avanço de novas tecnologias " barcais ".
1959 - América do norte, Savannah
São basicamente os navios atuais. Utilizados apenas para negócios mercantes. Como importação, exportação, etc. A sua principal diferença dos demais é a utilização de energia nuclear para sua locomoção.
E esses foram a evolução dos navios até os dias atuais. Aguarde para os próximos posts, os novos navios de guerra da atualidade!
E at3 que fim o escravo do marquin acaba outra material. E ai, gostou? Faltou algo? O que achou? Comenta Ai! Um Abraçoooo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ei, gostou do Post? Considere então " curtir " no google + ! Não custa nada, né?